terça-feira, 28 de abril de 2009

factores de clima de Mocambique


Conceito
Factores de clima sao
Os factores que influnciam o clima de mocambique sao:
a) o relevo- as montanhas tem influencia consideravel sobre op clima porque actuam como barreira ao vento e tambem porque as temperaturas bixam com altitude (cerca de 6,5 grau por cada 1000 m de aumento de altitude).
As encostas batidas pelovento de muitas montas montanhas sao chuvosa enquanto as ecncostas dolado opsto estao protegidas da chuva e sao relativamnete secas.
b) A continentalidade- o afastamento e aproximacoa do mar tambem e e importante porque as tencoes de agua tende a modelar o clima; assim os locais situado junto a costa tem geralmente um clima menos extrmos com temperaturas a menas que os locais situados no interior do continente.
c) Correntes maritimas- as correntes quentes e frias desempenham o papel importante na determinacao dos climas costeito
Massa de ar maritimas e continentaisinfluencia o clima de maneira notavel ex: quando as mudancas de estaco provocam inversao na direccao do vento.
Certos factores climatico locais sao produzidos pelo o homem, ex: apuluicao do ar sobre as cidades, reduz a radiacao solar e portanto calor que alcanca o solo ou a superficie terreste.
A existencia nas cidades de muitos edificios com alturas diferentes tende a reduzir a velocidade dos ventos mais tambem aumentando a turburencia
Importancia clima para o homem
Conhecendo o clima, o homem pode planificar melhor as suas actividades economicas:
- Agricultura
- Turusmo
- Construcao de infra-estruturas
- A navegacao maritima e aerea.

5 comentários: